É frequente o tratamento ortodôntico em pacientes com ausências dentárias de dentes e quando esse problema é nos dentes anteriores. Portanto, torna-se necessário a adaptação de provisórios no aparelho, principalmente pelo desconforto estético.
A confecção de provisórios pode ocorrer em qualquer fase do tratamento. Vale dizer que para uma melhor fixação desses elementos, deve-se utilizar arcos retangulares para evitar que esses provisórios fiquem girando no arco. Quando utilizados nos arcos retangulares existe uma melhor estabilidade e maior conforto para o paciente.
No entanto, para alguns ortodontistas, essa confecção é uma tarefa difícil.
🎬 Nesse vídeo (link) uso uma técnica um pouco mais simplificada, que pode te ajudar muito nessa confecção.
Do que iremos precisar para instalar um dente provisório:
- Dente de estoque da cor do dente do paciente;
- Lâmina de cera 7;
- Resina fotopolimerizável e adesivo;
- Braquete do dente que iremos confeccionar o provisório;
Em primeiro lugar, vamos preparar esse provisório fazendo desgastes para adaptação no espaço onde temos a ausência dentária. Em segundo lugar, logo após preparado e adaptado, iremos utilizar uma lâmina de cera 7, dobrá-la ao meio para que fique uma parte sobreposta a outra, cortar um filete de cerca de 1 cm. Nesse momento é importante ter uma lamparina ou isqueiro para aquecer essa cera. Quando pressionarmos essa cera de palatino para vestibular, é importante que ela esteja plastificada (maleável). Em terceiro lugar, e mais importante, podemos dobrar o excesso de cera sobre os dentes adjacentes para que ela fique fixada nessa posição (imagem 1).
Logo após, vamos posicionar o provisório sobre a cera e então ir adaptando de forma que fique mais estético e natural possível. Terminando essa adaptação (imagem 2), fazemos algumas ranhuras (retenções) com o alta rotação e uma broca diamantada.
É bom lembrar que a colagem do bráquete (imagem 3) sobre o provisório é uma colagem passiva, tirando como referência os dentes colaterais, para conseguir essa passividade. Podemos usar um pedaço de fio redondo de aço, que pode ser um fio .0,18, encaixado nos dentes colaterais ao provisório (imagem 4). Antes de promover a polimerização, é importante remover todo o excesso de resina e logo após fotopolimerizar.
Para que esse provisório fique mais estável, além do arco retangular inserido no braquete, podemos amarrá-lo individualmente e até fazer um conjugado com amarrilho 0,25 mm de canino a canino.
IMPORTANTE:
Oriente seu paciente que a função desse provisório é somente para melhorar a estética e que ele não pode morder nenhum tipo de alimento com ele, podendo ocorrer a quebra do mesmo.