A manipulação do paciente ortodôntico em relação cêntrica é importante por alguns motivos, primeiro para checar a real maloclusão inicial e evitar surpresas desagradáveis durante o tratamento…
Vídeo: Como manipular seu paciente em Relação Cêntrica de maneira simples antes e durante o tratamento
Uma história real sobre manipulação em relação cêntrica:
Acredito que uma história real, contada por um aluno meu, pode ilustrar e dar ênfase à importância da manipulação em relação cêntrica.
Certa vez o Claudinho trouxe uma documentação ortodôntica para eu olhar pedindo uma orientação no planejamento. Imediatamente eu disse que o paciente não precisava colocar aparelho, mas o Claudinho falou o seguinte: “- Professor, esse paciente fez um tratamento inicial em outro ortodontista e não ficou satisfeito com o posicionamento dos dentes 12 e 22, ele quer apenas corrigir a posição desses dentes”.
Eu na verdade nem conseguia ver essa falta de alinhamento e nivelamento que era a queixa do paciente. Era tão pequeno que eu afirmei novamente que não deveria colocar o aparelho. Principalmente pelo perfil que o paciente demonstrava na primeira consulta: um perfeccionismo excessivo que na vida real não existe. E nós ortodontistas nem sempre conseguimos suprir a expectativa de um paciente assim. Mas o pior estava por vir…
O Claudinho colocou o aparelho e 60 dias depois o paciente começou apresentar uma maloclusão de classe II completa. Lógico, para o desespero do Claudinho, imagine um paciente de retratamento, perfeccionista, que tinha apenas 2 dentes “desalinhados”. E agora depois de colocar o aparelho tem um overjet de 8mm !!! DESESPERADOR!!!
Uma pergunta que não quer calar, o que será que aconteceu para esse paciente apresentar esse overjet? Será que o aparelho do Claudinho foi montado errado? NÃO!!!! Ele era um ótimo aluno, e esse overjet já existia, porém não havia sido detectado no início. Sabe por quê? Porque, no diagnóstico, não foi realizada a manipulação em relação cêntrica. E agora Claudinho? Como falar para o paciente que aquele tratamento que iria durar 6 meses vai durar 2 anos?
Pense nisso…