Manipular em Relação Cêntrica – O overjet sumiu?

Manipular o paciente em Relação Cêntrica, para o Ortodontista, significa verificar qual é a relação oclusal real desse paciente…

Vamos simular uma situação…

1 – Imagine que ao manipular o paciente em Relação Cêntrica nós percebemos 5mm de overjet…

2 – imagine que esse erro é superior, então teremos que fazer uma retração do arco superior…

3 – Imagine que essa retração vai ser feita extraindo 2 prés superiores
(poderíamos fazer de qualquer outra forma, isso não importa agora, esse paciente é imaginário, ok?)…

4 – Imagine que ao iniciar a retração você pediu para o paciente ocluir, para conferir se tem o overjet necessário que permitisse a retração e esse overjet sumiu!!!

5 – Imagine que você agora entra em parafuso e começa a conversar com você (não sei se já percebeu mas tem uma voz dentro da nossa cabeça que discute algumas coisas com a gente mesmo, é um bate papo interno, não se assuste porque é normal, só não fale com essa voz em voz alta porque as pessoas vão achar que vc pirou, rsrs )

… Então você e a “voz” continuam o diálogo: COMO eu vou conseguir fazer a retração sem overjet??? Ele estava aqui e agora sumiu de repente?!?! Vamos ter um contato prematuro nos incisivos… e trauma!!! e consequências graves?!?!?… Mas quando manipulo em Relação Cêntrica tem overjet!?!?!… Mas quando peço para o paciente morder, não tem!!!! Onde ele está agora???

Manipular em Relação Cêntrica para detectar overjet:

Normalmente ao começar uma retração, nós checamos se existe overjet, e se ele existe aí sim podemos retrair, se ele não existe não podemos retrair.

# E como nós checamos se ele existe?

RESPOSTA: Manipulando em Relação Cêntrica.

# E por que quando peço para o paciente morder o overjet não está lá mais?

RESPOSTA: Porque ele está mordendo (ocluindo) em MIH (Máxima Intercuspidação Habitual).

# E se ao retrairmos, os dentes superiores anteriores começarem a tocar nos inferiores, o que vai acontecer?

RESPOSTA: Se no momento do diagnóstico nós manipulamos em Relação Cêntrica  e percebemos o overjet, quando ocorrer o toque dos incisivos, a mandíbula vai adquirir uma postura distal devido à propriocepção do toque desses incisivos, e assim podemos continuar a retração normalmente até acabar esse overjet.

# Como saber que ele acabou?

RESPOSTA: Quando manipular em Relação Cêntrica nas consultas seguintes e perceber que ele não existe mais.

A maior Plataforma de Pesquisa em Ortodontia da América Latina

ORTHOFLIX BLACK

O overjet já existia, mas não foi diagnosticado através da Manipulação em Relação Cêntrica:

Não é necessário pedir para o paciente ficar ocluindo em relação cêntrica para evitar o trauma anterior durante a retração, até porque ele não conseguiria.

A medida que vamos retraindo a bateria anterior a mandíbula vai se posicionando em relação cêntrica. Além disso, a medida que vai acontecendo o alinhamento e nivelamento e uma pequena perda de ancoragem. Os contatos dos dentes posteriores que estavam fazendo a mandíbula posturar para anterior (MIH) vão mudando e pode acontecer do paciente adquirir uma nova postura mandibular durante o tratamento, que não dá pra saber qual será….

Diante disso, se nós precisamos colocar os dentes superiores (retrair) encaixados sobre os inferiores (sua referência) , é bom que o inferior esteja em uma posição estável (RC).

Agora imagine uma situação bem chata:

… O paciente usou aparelho por 3 anos com um colega, veio até você com um recidiva leve do dente 12 … você coloca um alinhador, porque ele não quer, de maneira alguma, usar aparelho fixo novamente … e você bate no peito e diz “relaxa, essa giroversão eu corrijo em 60 dias … o paciente vai embora com o alinhador e volta depois de 30 dias com o lateral quase pronto… PORÉM … apareceu um overjet de 4mm que na cabeça dele não existia …

… A pura verdade é que o overjet já existia, mas não tinha sido diagnosticado através da manipulação em RC

Portanto manipule seu paciente em RC no início, durante e no final do tratamento para não ficar com cara de cachorro andando de canoa diante de uma saia justa dessas. 😅

Aproveita e veja esse vídeo de um caso clínico real que vai te ajudar a compreender melhor o que falamos aqui sobre relação cêntrica e overjet, e reafirmará a importância de fazer a manipulação em relação cêntrica em todos os pacientes: 👇

Vídeo: Tomar conclusões precipitadas pode DESTRUIR o seu planejamento. MANIPULE EM RELAÇÃO CÊNTRICA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Professor Helio Venancio 2022
Professor Hélio Venâncio

Criador da maior escola online de ortodontia da América Latina.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados
Você começa com o fio .014, .016, .018, .020, .018x.025, .019x.025 e o danado do incisivo inferior não corrige… e...
Você começa a tratar um caso, monta aquele aparelho autoligável, com uma excelente prescrição e até promete um sorriso lindo...
Você monta o aparelho superior, cola os bráquetes e quando vai montar o inferior, NÃO TEM ESPAÇO. O paciente morde em cima do bráquete. O que fazer?
Quando iniciamos na ortodontia, focamos sempre em fazer o melhor para o paciente com qualidade. E não notamos a quantidade...