Entenda qual a melhor opção: fechar espaço de um dente perdido com ortodontia ou fazer implante.
A demanda por tratamentos ortodônticos em pacientes adultos está aumentando e em inúmeros casos nos deparamos com ausências dentárias que podem ser corrigidas com:
- Instalação de um implante dentário ou,
- Tratamento ortodôntico com o movimento de mesialização do dente até o fechamento do espaço.
O objetivo desse texto é apresentar e discutir qual a melhor decisão a ser tomada quando você se deparar com esse problema.
Importante lembrar que para qualquer decisão a ser tomada devemos saber qual é o espaço real no local desse dente perdido. Nesse caso precisamos verticalizar o dente posterior ao espaço.
Após a verticalização teremos um espaço entre o dente que está na distal e o que está na mesial, que podemos medir com um compasso de ponta seca.
Esse espaço que fecharemos ou não, pode ser de:
- 2mm: Esse espaço é pequeno, portanto é fácil fechar, então podemos optar por essa opção;
- 4mm: Para fazer um implante de pelo menos 1 pré-molar precisaremos abrir mais 4mm, então a distância para abrirmos ou para fecharmos é a mesma, podemos então fechar;
- 6mm: Nesse caso será necessário abrir somente 2mm para instalação de um implante de um pré-molar, que é bem mais fácil do que fechar os 6mm que temos de espaço, então seria mais palpável abrir os 2mm e fazer o implante.
- 8mm: Espaço ideal para um implante de pré-molar, fazemos então um implante de um terceiro pré molar;
- 10mm: Podemos abrir mais 2mm e colocamos um primeiro molar ou fechar 2mm para colocar 1 pré-molar.
Lembrando que essa distância é a chave para tomarmos a melhor decisão. Segundo alguns autores, nós conseguimos fechar de 0,33 a 0,5mm por mês de espaço durante a mesialização do molar. Sendo assim, para fechar 10mm seria necessário 20 meses de tratamento e isso pode ser muito cansativo e oneroso para o paciente.