Dica para Tratamento da Classe III

Eu quero apresentar para você uma técnica para tratamento da classe III: uma sacada que o meu amigo Fernando Manhães, teve… e eu me senti na obrigação de compartilhar… por dois motivos, primeiro: porque o Fernando é um parceirão, e segundo: porque você merece ver.

Conhecemos a disjunção com tração reversa, é o que fazemos no dia a dia do consultório para um tratamento de classe III, mas qual foi a sacada que o Fernando teve?

Protocolo Manhães

O protocolo Manhães (figura 1) é indicado para pacientes com Classe III esquelética por deficiência maxilar na fase de dentadura mista tardia ou permanente jovem. Nesse caso é obrigatório que os caninos inferiores permanentes já estejam irrompidos e é recomendável que o paciente esteja antes do pico de crescimento. Dois mini implantes são instalados no palato anterior, parassutural nesse protocolo.

Adicionalmente, dois mini implantes são instalados na mesial dos caninos inferiores, onde a barra Manhães (figura 2) será adaptada. Depois de instalados os dispositivos o paciente inicia a utilização dos elásticos intrabucais de Classe III (figura 3), no primeiro mês com força de 100 g e a partir do segundo mês com força de 200 g, esses sendo trocados a cada 12 horas.

É iniciada a ativação do hyrax híbrido de 2/4 de volta pela manhã e 2/4 pela noite, até a abertura da sutura. Momento esse em que se recomenda o início do uso noturno da mascara facial associada a elástico extrabucal (1/2″ pesado) com força de 400 g a 500 g.

Conclui-se assim que o protocolo Manhães lança mão da ancoragem esquelética para o tratamento precoce da classe III com etapas a serem realizadas pelos ortodontistas clinicamente.

Lembrando que o maior resultado dependemos do nosso paciente com a eficácia de usar o elástico conforme for pedido, quanto maior o tempo do uso do elástico, melhor o resultado para o tratamento.

No vídeo abaixo eu conto como foi que eu fiquei sabendo dessa nova forma de tratamento da classe III.

Vídeo: Novidade para o Tratamento da Classe III – Protocolo Manhães.

Referências

Manhães FR, Valdrighi HC, Menezes CC, Vedovello SAS. Protocolo Manhães no tratamento precoce da Classe III esquelética. Rev Clm Orod Dental Press. 2018 Jun-Jul, 17 (3) 36-53.

A maior Plataforma de Pesquisa em Ortodontia da América Latina

ORTHOFLIX BLACK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Professor Helio Venancio 2022
Professor Hélio Venâncio

Criador da maior escola online de ortodontia da América Latina.

Compartilhe:
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados
Você começa com o fio .014, .016, .018, .020, .018x.025, .019x.025 e o danado do incisivo inferior não corrige… e...
Você começa a tratar um caso, monta aquele aparelho autoligável, com uma excelente prescrição e até promete um sorriso lindo...
Você monta o aparelho superior, cola os bráquetes e quando vai montar o inferior, NÃO TEM ESPAÇO. O paciente morde em cima do bráquete. O que fazer?
Quando iniciamos na ortodontia, focamos sempre em fazer o melhor para o paciente com qualidade. E não notamos a quantidade...