Dente retido e tomografias tiram o seu sono?

Dente retido realmente tiram o sono do ortodontista. Quando falamos desse assunto nos deparamos com a dificuldade na interpretação das tomografias que é uma queixa frequente de inúmeros alunos e profissionais. Vou intuir sobre o motivo que isso acontece. Toda vez que olhamos uma tomografia, acabamos vendo um monte de imagens que nos confundem. Grande parte dessas imagens não nos interessam. Portanto, preste muita atenção, eu não estou dizendo que não são importantes, apenas não interessam para o momento. Vou explicar…

Vamos dar um exemplo de dente retido

Imagine que você tem um pré molar retido como esse da figura 1, qual é o seu objetivo principal ao pedir a tomografia? Eu respondo: É ter a certeza da localização desse dente retido para que seja aberto o espaço na região correta e esse pré molar erupcione ou seja tracionado. Observe que nessa primeira imagem dá pra visualizar isso com facilidade.

dente pré molar retido
Figura 1 – Dente pré molar retido

Calma, eu sei que você deve estar pensando que as outras imagens (figura 2) também são de extrema importância, e que todo dente retido deve ser examinado quanto a sua própria estrutura e prognóstico (se é um dente saudável, sem reabsorções e boa proporção coroa/raiz) e também os dentes adjacentes, principalmente quanto a reabsorções provocadas pelo dente retido.

dente pré molar retido
Figura 2 – Dente pré molar retido

E você tem toda razão, mas as imagens que mostram esses detalhes são exploradas a fundo pelo radiologista que fará um belo laudo. Sei, você pode estar pensando, mas o radiologista ERRA!!! Claro, quem vive em um mundo real erra. Logo, ele pode sim errar. Eu e você também podemos errar. Mas não deveríamos. Por isso é palpável conferir as imagens para evitar tais erros. Mas lembre-se: o radiologista é o especialista. Então, teoricamente, nós nunca conseguiremos ver o que ele vê. Não é a nossa praia. É o mesmo que eu, ortodontista há 22 anos, exclusivamente, me meter a avaliar a instrumentação de uma endodontia e ainda por cima dar palpite. Assim sendo, cada macaco no seu galho.

A maior Plataforma de Pesquisa em Ortodontia da América Latina

ORTHOFLIX BLACK

O ortodontista precisa confiar no seu radiologista, e ele precisa saber disso. Então ligue pra ele, e diga: Posso confiar no seu laudo? Lógico que o radiologista da sua cidade vai estranhar e muito, porque ele nunca recebeu uma ligação assim. Por isso explique o motivo dessa pergunta, para que não pareça arrogante. Diga que você trabalha muito e não tem muito tempo para ficar conferindo laudos. Dessa forma, você tem como prioridade escolher um centro radiológico com alta qualidade no exame e no laudo. Você pode ter certeza absoluta que, a partir deste momento, ele vai colocar uma “etiqueta vermelha” no seu nome e terá MUITO carinho com os seus laudos.

Se você quiser saber mais sobre dentes retidos, como o canino por exemplo, sugiro também que você assista um vídeo onde eu vou te dar mais duas informações preciosas sobre as radiografias panorâmica.

Vídeo: CANINOS RETIDOS – Duas Informações PRECIOSAS da Panorâmica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Professor Helio Venancio 2022
Professor Hélio Venâncio

Criador da maior escola online de ortodontia da América Latina.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados
Você começa com o fio .014, .016, .018, .020, .018x.025, .019x.025 e o danado do incisivo inferior não corrige… e...
Você começa a tratar um caso, monta aquele aparelho autoligável, com uma excelente prescrição e até promete um sorriso lindo...
Você monta o aparelho superior, cola os bráquetes e quando vai montar o inferior, NÃO TEM ESPAÇO. O paciente morde em cima do bráquete. O que fazer?
Manipular o paciente em Relação Cêntrica, para o Ortodontista, significa verificar qual é a relação oclusal real desse paciente… Vamos...