Como instalar um APM – Aparelho Propulsor Mandibular

Agora vamos aprender a instalar um APM de forma prática, fácil e segura. O propulsor mandibular é um aparelho muito eficaz para o tratamento da classe II. Apesar disso é pouco usado devido à insegurança da maioria dos ortodontistas no momento da instalação. Por esse motivo eu resolvi explicar de forma didática como ela deve ser realizada.

1a. CONSULTA- COMECE PELO PREPARO DOS ARCOS PARA RECEBER A INSTALAÇÃO DO APM:

O Aparelho Propulsor Mandibular (APM) deve ser instalado quando os dentes estiverem completamente alinhados e nivelados. É importante que no momento da instalação, o paciente esteja com arcos retangulares inseridos no aparelho superior e inferior.

Os arcos retangulares ideais para a instalação do APM são os de aço, preferencialmente o .019”x.025”. No arco inferior é necessário fazer um looping na distal do canino, esse looping deverá ser posicionado para oclusal e ele tem a função de receber a haste mandibular.

O arco .019″x.025″ de aço inferior precisa ser dobrado na distal do tubo dos 2os. molares para que fique bem travado. Esse travamento tem o objetivo de manter todos os dentes unidos e evitar os efeitos colaterais de vestibularização dos incisivos inferiores. Para auxiliar ainda mais na consolidação do arco inferior e evitar esses efeitos, é necessário usar um conjugado de molar a molar com um fio de amarrilho 0,30mm e elástico em corrente também de molar a molar. Não devemos esquecer de amarrar individualmente os caninos inferiores para que o arco ortodôntico não desencaixe do slot do bráquete desse dente.

O arco superior também pode ficar com a extremidade travada na distal do molar ou até destravada, dependendo do movimento que se deseja fazer. Caso o objetivo seja a distalização dos molares essa extremidade de fio deve ser cortada rente ao molar, não sendo ideal travar esse arco.

Essa primeira fase que é o preparo dos arcos, deve ser feita com critério e sem pressa. Por isso aconselho fazer em uma consulta e somente pensar na instalação do APM propriamente dito na próxima consulta.

2a. CONSULTA – COMO MEDIR E FAZER A ATIVAÇÃO INICIAL AO INSTALAR O APM?

O primeiro passo dessa consulta é inserir a trava molar no tubo AEB, por distal, após esse encaixe completo, iremos orientar o paciente que protrua a mandíbula 1mm. É sabido que alguns artigos orientam protruir até topo a topo, mas esse avanço é muito desconfortável quando feito de uma única vez. Por isso devemos evitar fazer isso na primeira consulta, podendo fazer essa ativação em duas etapas. 

Com a mandíbula nessa postura anterior, ao instalar o APM devemos marcar o tubo e logo após, iremos  cortar o excesso desse tubo, com um disco de carburundum em uma peça de mão reta. A haste mandibular também precisa ser cortada do tamanho do tubo, e para isso, colocamos essa haste dentro do tubo e com um alicate de fio grosso podemos cortá-la do tamanho exato desse tubo.

A maior Plataforma de Pesquisa em Ortodontia da América Latina

ORTHOFLIX BLACK

SEQUÊNCIA PARA INSTALAÇÃO DO APM (ainda na 2a.consulta)

Para instalação iremos introduzir a haste mandibular no looping do arco inferior, de lingual para mesial. Logo após encaixar a haste mandibular no looping,  encaixa-se o tubo do APM sobre a haste mandibular e o último passo é inserir a trava molar no tubo AEB, entrando com ela de distal para mesial.

Inserção da trava do APM no tubo do molar de distal para mesial.

Lembrando que para facilitar a dobra da trava molar no tubo do AEB, podemos utilizar um outro tubo para que através de um sistema de alavanca facilite esse dobra, ao assistir o vídeo abaixo você entenderá melhor.

Existem outras maneiras para instalação do APM conforme mostra no vídeo a seguir , portanto minha preferência atual é instalar com a trava molar entrando de distal para mesial. Dessa forma teremos menos problemas com o desencaixe do APM durante a abertura máxima da boca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Professor Helio Venancio 2022
Professor Hélio Venâncio

Criador da maior escola online de ortodontia da América Latina.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados
Você começa com o fio .014, .016, .018, .020, .018x.025, .019x.025 e o danado do incisivo inferior não corrige… e...
Você começa a tratar um caso, monta aquele aparelho autoligável, com uma excelente prescrição e até promete um sorriso lindo...
Você monta o aparelho superior, cola os bráquetes e quando vai montar o inferior, NÃO TEM ESPAÇO. O paciente morde em cima do bráquete. O que fazer?
Quando iniciamos na ortodontia, focamos sempre em fazer o melhor para o paciente com qualidade. E não notamos a quantidade...