Manipular o paciente em Relação Cêntrica, para o Ortodontista, significa verificar qual é a relação oclusal real desse paciente…
Vamos simular uma situação…
1 – Imagine que ao manipular o paciente em Relação Cêntrica nós percebemos 5mm de overjet…
2 – imagine que esse erro é superior, então teremos que fazer uma retração do arco superior…
3 – Imagine que essa retração vai ser feita extraindo 2 prés superiores
(poderíamos fazer de qualquer outra forma, isso não importa agora, esse paciente é imaginário, ok?)…
4 – Imagine que ao iniciar a retração você pediu para o paciente ocluir, para conferir se tem o overjet necessário que permitisse a retração e esse overjet sumiu!!!
5 – Imagine que você agora entra em parafuso e começa a conversar com você (não sei se já percebeu mas tem uma voz dentro da nossa cabeça que discute algumas coisas com a gente mesmo, é um bate papo interno, não se assuste porque é normal, só não fale com essa voz em voz alta porque as pessoas vão achar que vc pirou, rsrs )
… Então você e a “voz” continuam o diálogo: COMO eu vou conseguir fazer a retração sem overjet??? Ele estava aqui e agora sumiu de repente?!?! Vamos ter um contato prematuro nos incisivos… e trauma!!! e consequências graves?!?!?… Mas quando manipulo em Relação Cêntrica tem overjet!?!?!… Mas quando peço para o paciente morder, não tem!!!! Onde ele está agora???
Manipular em Relação Cêntrica para detectar overjet:
Normalmente ao começar uma retração, nós checamos se existe overjet, e se ele existe aí sim podemos retrair, se ele não existe não podemos retrair.
# E como nós checamos se ele existe?
RESPOSTA: Manipulando em Relação Cêntrica.
# E por que quando peço para o paciente morder o overjet não está lá mais?
RESPOSTA: Porque ele está mordendo (ocluindo) em MIH (Máxima Intercuspidação Habitual).
# E se ao retrairmos, os dentes superiores anteriores começarem a tocar nos inferiores, o que vai acontecer?
RESPOSTA: Se no momento do diagnóstico nós manipulamos em Relação Cêntrica e percebemos o overjet, quando ocorrer o toque dos incisivos, a mandíbula vai adquirir uma postura distal devido à propriocepção do toque desses incisivos, e assim podemos continuar a retração normalmente até acabar esse overjet.
# Como saber que ele acabou?
RESPOSTA: Quando manipular em Relação Cêntrica nas consultas seguintes e perceber que ele não existe mais.
O overjet já existia, mas não foi diagnosticado através da Manipulação em Relação Cêntrica:
Não é necessário pedir para o paciente ficar ocluindo em relação cêntrica para evitar o trauma anterior durante a retração, até porque ele não conseguiria.
A medida que vamos retraindo a bateria anterior a mandíbula vai se posicionando em relação cêntrica. Além disso, a medida que vai acontecendo o alinhamento e nivelamento e uma pequena perda de ancoragem. Os contatos dos dentes posteriores que estavam fazendo a mandíbula posturar para anterior (MIH) vão mudando e pode acontecer do paciente adquirir uma nova postura mandibular durante o tratamento, que não dá pra saber qual será….
Diante disso, se nós precisamos colocar os dentes superiores (retrair) encaixados sobre os inferiores (sua referência) , é bom que o inferior esteja em uma posição estável (RC).
Agora imagine uma situação bem chata:
… O paciente usou aparelho por 3 anos com um colega, veio até você com um recidiva leve do dente 12 … você coloca um alinhador, porque ele não quer, de maneira alguma, usar aparelho fixo novamente … e você bate no peito e diz “relaxa, essa giroversão eu corrijo em 60 dias … o paciente vai embora com o alinhador e volta depois de 30 dias com o lateral quase pronto… PORÉM … apareceu um overjet de 4mm que na cabeça dele não existia …
… A pura verdade é que o overjet já existia, mas não tinha sido diagnosticado através da manipulação em RC…
Portanto manipule seu paciente em RC no início, durante e no final do tratamento para não ficar com cara de cachorro andando de canoa diante de uma saia justa dessas. 😅
Aproveita e veja esse vídeo de um caso clínico real que vai te ajudar a compreender melhor o que falamos aqui sobre relação cêntrica e overjet, e reafirmará a importância de fazer a manipulação em relação cêntrica em todos os pacientes: 👇