Tratamento da Classe III com mini-implantes ou elásticos aos olhos da ciência

O uso dos mini parafusos ortodônticos está cada vez mais frequentes e estamos inclusive cada vez mais tendenciosos a diminuir o uso de elásticos nos pacientes. Sabemos que uma das coisas que atrapalham o tratamento é a colaboração do paciente. Sabemos também que temos aqueles pacientes que colaboram conosco 100% e temos aqueles que não colaboram tanto assim. Agora… Será que o tratamento de classe III feita com MPO (Mini Parafuso Ortodôntico) tem o mesmo efeito e resultado do que um tratamento com elásticos de classe III?

Vídeo: Entendendo a CORREÇÃO da Classe III com MINI-IMPLANTES ou com ELÁSTICOS aos olhos da Ciência

Foi publicado no American Journal, em junho de 2017,  um artigo onde os autores fazem a avaliação comparativa de resultados do tratamento entre dispositivos de ancoragem esquelética e os elásticos de classe III, no tratamento de classe III. Foram selecionados 23 pacientes, todos com maloclusão de CL III, estava determinado que o tratamento seria sem extrações, onde 11 pacientes foram tratados com MPO e 12 pacientes foram tratados com elásticos de CL III, foram realizadas medidas cefalométricas inicial e final a título de comparação.

Os resultados do tratamento de classe III

Nos 2 grupos a relação molar e canino foi corrigida. No grupo dos pacientes que usaram elásticos de CL III foi observada inclinação distal dos molares inferiores, a extrusão dos incisivos inferiores e a extrusão dos molares superiores, aumento do ângulo do plano mandibular e o aumento do ângulo ANB.

No grupo dos pacientes que usaram mini-implantes para corrigir a CL III, foi observado a inclinação distal dos molares inferiores com intrusão, movimento de corpo dos incisivos inferiores e a diminuição do ângulo do plano mandibular.

Conclusão

Os autores sugerem que os pacientes com ângulo baixo (pacientes braquifaciais) deveriam ser tratados com elásticos de CL III, porque esse procedimento aumentaria o ângulo mandibular e a altura facial anteroinferior. Já os pacientes com ângulo alto (pacientes dolicofaciais), seria ideal tratar com os mini-implantes ortodônticos.

Falando em MPO, que tal você descobrir como fazer a distalização de molares com mini implantes? Clique aqui para ver o artigo e o vídeo que selecionei pra você.

Até breve!!!

A maior Plataforma de Pesquisa em Ortodontia da América Latina

ORTHOFLIX BLACK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Professor Helio Venancio 2022
Professor Hélio Venâncio

Criador da maior escola online de ortodontia da América Latina.

Compartilhe:
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados
Mordida de Brodie. Eu tenho um molar superior completamente vestibularizado em relação ao molar inferior.Você pode inclusive enxergar a face...
Você começa com o fio .014, .016, .018, .020, .018x.025, .019x.025 e o danado do incisivo inferior não corrige… e...
Você começa a tratar um caso, monta aquele aparelho autoligável, com uma excelente prescrição e até promete um sorriso lindo...
Você monta o aparelho superior, cola os bráquetes e quando vai montar o inferior, NÃO TEM ESPAÇO. O paciente morde...