Tratamento da Classe III com mini-implantes ou elásticos aos olhos da ciência

O uso dos mini parafusos ortodônticos está cada vez mais frequentes e estamos inclusive cada vez mais tendenciosos a diminuir o uso de elásticos nos pacientes. Sabemos que uma das coisas que atrapalham o tratamento é a colaboração do paciente. Sabemos também que temos aqueles pacientes que colaboram conosco 100% e temos aqueles que não colaboram tanto assim. Agora… Será que o tratamento de classe III feita com MPO (Mini Parafuso Ortodôntico) tem o mesmo efeito e resultado do que um tratamento com elásticos de classe III?

Vídeo: Entendendo a CORREÇÃO da Classe III com MINI-IMPLANTES ou com ELÁSTICOS aos olhos da Ciência

Foi publicado no American Journal, em junho de 2017,  um artigo onde os autores fazem a avaliação comparativa de resultados do tratamento entre dispositivos de ancoragem esquelética e os elásticos de classe III, no tratamento de classe III. Foram selecionados 23 pacientes, todos com maloclusão de CL III, estava determinado que o tratamento seria sem extrações, onde 11 pacientes foram tratados com MPO e 12 pacientes foram tratados com elásticos de CL III, foram realizadas medidas cefalométricas inicial e final a título de comparação.

Os resultados do tratamento de classe III

Nos 2 grupos a relação molar e canino foi corrigida. No grupo dos pacientes que usaram elásticos de CL III foi observada inclinação distal dos molares inferiores, a extrusão dos incisivos inferiores e a extrusão dos molares superiores, aumento do ângulo do plano mandibular e o aumento do ângulo ANB.

No grupo dos pacientes que usaram mini-implantes para corrigir a CL III, foi observado a inclinação distal dos molares inferiores com intrusão, movimento de corpo dos incisivos inferiores e a diminuição do ângulo do plano mandibular.

Conclusão

Os autores sugerem que os pacientes com ângulo baixo (pacientes braquifaciais) deveriam ser tratados com elásticos de CL III, porque esse procedimento aumentaria o ângulo mandibular e a altura facial anteroinferior. Já os pacientes com ângulo alto (pacientes dolicofaciais), seria ideal tratar com os mini-implantes ortodônticos.

Falando em MPO, que tal você descobrir como fazer a distalização de molares com mini implantes? Clique aqui para ver o artigo e o vídeo que selecionei pra você.

Até breve!!!

A maior Plataforma de Pesquisa em Ortodontia da América Latina

ORTHOFLIX BLACK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Professor Helio Venancio 2022
Professor Hélio Venâncio

Criador da maior escola online de ortodontia da América Latina.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados
Você começa com o fio .014, .016, .018, .020, .018x.025, .019x.025 e o danado do incisivo inferior não corrige… e...
Você começa a tratar um caso, monta aquele aparelho autoligável, com uma excelente prescrição e até promete um sorriso lindo...
Você monta o aparelho superior, cola os bráquetes e quando vai montar o inferior, NÃO TEM ESPAÇO. O paciente morde em cima do bráquete. O que fazer?
Manipular o paciente em Relação Cêntrica, para o Ortodontista, significa verificar qual é a relação oclusal real desse paciente… Vamos...