Distalização de Molares com Mini Implantes

A distalização de molares é um recurso ortodôntico interessante principalmente após o surgimento dos mini-implantes ortodônticos, com os quais você pode até oferecer mais agilidade e mais conforto para o seu paciente. Confira no vídeo a seguir…

Vídeo: Distalização de Molares com Mini Implantes – Mais conforto para o seu Paciente

Há alguns anos o tratamento da classe II só poderia ser realizado com exodontias de prés ou com a utilização de aparelhos removíveis como o AEB, e os elásticos de classe II, que apesar de serem muito efetivos, exigiam a colaboração dos pacientes, que é o calcanhar de Aquiles da Ortodontia.

Com o advento dos mini-implantes foram surgindo dispositivos que dispensam total ou parcialmente a colaboração dos pacientes, isso parece muito bom, porém devemos separar ou escolher onde cada dispositivo ou mecânica se encaixa para entregar o melhor resultado. Logo abaixo eu quero destrinchar isso através de algumas perguntas que provavelmente você deve estar se fazendo agora.

Distalização de molares com mini-implante e elástico corrente.
Distalização de molares com mini-implante e elástico corrente.

Perguntas e Respostas sobre distalização de molares

1 – Quando devemos distalizar os molares? Quando tivermos uma 1/2 CL II, onde o erro, ou o problema é maxilar.

2 – Por que não em uma CLII completa? Não é proibido, podemos sim fazer a distalização de  molares superiores para corrigir uma CLII completa, mas o tratamento vai ficar muito mais complexo e demorado, ao passo se pedirmos as exodontias dos 1os. prés superiores e fazer a retração é muito mais tranquilo.

3 – Eu posso escolher a distalização de molares ao invés de pedir exodontias, em uma CLII completa, para evitar a mudança no perfil do meu paciente? Se fizer a distalização ou as exodontias de 1os. prés com retração, a mudança do perfil será a mesma.

4 – Posso substituir o uso de elásticos de CLII pelos mini-implantes superiores para distalização? Não, porque os elásticos de CL II tem uma maior ação no arco inferior (mesialização inferior) do que no arco superior (distalização superior), portanto os elásticos de CLII servem para corrigir a CLII quando o problema é inferior, e os mini-implantes para distalização superior, corrigem a CLII quando o problema é superior.

5 – Mas eu já vi casos onde se usa os mini-implantes para distalização juntamente com os elásticos de CLII, posso fazer isso? Sim, pode… se o objetivo for um meio termo, isto é, corrigir a CLII através da distalização superior e mesialização inferior.

Perceba que mais importante que escolher a mecânica é saber diagnosticar onde está o problema. É como fazer um bolo, se ele não cresce você acrescenta o que? Ovo, farinha ou fermento?

E já que falamos bastante sobre mini-implantes e elástico para tratar a classe II, que tal um pouco mais, agora sobre o Tratamento da Classe III com mini-implantes ou elásticos, aos olhos da ciência, basta clicar aqui.

A maior Plataforma de Pesquisa em Ortodontia da América Latina

ORTHOFLIX BLACK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Professor Helio Venancio 2022
Professor Hélio Venâncio

Criador da maior escola online de ortodontia da América Latina.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados
Você começa com o fio .014, .016, .018, .020, .018x.025, .019x.025 e o danado do incisivo inferior não corrige… e...
Você começa a tratar um caso, monta aquele aparelho autoligável, com uma excelente prescrição e até promete um sorriso lindo...
Você monta o aparelho superior, cola os bráquetes e quando vai montar o inferior, NÃO TEM ESPAÇO. O paciente morde em cima do bráquete. O que fazer?
Quando iniciamos na ortodontia, focamos sempre em fazer o melhor para o paciente com qualidade. E não notamos a quantidade...